Gincana Impacto Zero SWU premia universitários de MG com 500 mil reais na final do reality no Multishow

Vencedores do reality, encerrado ontem, foram Ana Carolina Felix e Lucas Smith, estudantes de Biotecnologia da Universidade Federal de Alfenas. Além do prêmio para a implementação de projeto de sustentabilidade, eles ganham também bolsa de estudos na Babson College, em Massachusetts (EUA) 

 .

São Paulo, 2 de setembro de 2011 — Os universitários Ana Carolina Felix e Lucas Smith, da Universidade Federal de Alfenas (MG), faturaram o grande prêmio da gincana Impacto Zero SWU, que teve sua reta final acompanhada pelo reality exibido no Multishow. Graduanda em Biotecnologia, a dupla se inscreveu na primeira etapa da gincana com o projeto de reciclagem de termo-plásticos para geração de energia eólica.

 

“Estamos muito felizes por vencer o reality. Quando inscrevemos nosso projeto, não esperávamos chegar tão longe. Em cada etapa da gincana, fomos enxergando reais possibilidades de vencer, foi um sentimento que cresceu a partir de cada conquista. Com o prêmio, vamos viabilizar nosso projeto de energia eólica em comunidades rurais de Alfenas e, depois, nosso objetivo é expandir nacionalmente. A bolsa de estudos nos EUA só aperfeiçoará nosso conhecimento para viabilizarmos nosso projeto”, afirma Lucas, um dos integrantes da dupla vencedora.

 

O episódio final – que foi ao ar ontem, no Multishow – reuniu todas as duplas participantes, além de contar com os finalistas do reality: Mayara Paiva e Rodrigo Duwe, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, e os campeões mineiros Ana Carolina e Lucas Smith, da Universidade Federal de Alfenas. As duas duplas participaram de um quiz sobre sustentabilidade, com perguntas gerais, questões sobre o aprendizado conquistado ao longo da competição nas cidades em que passaram durante a gincana e o reality. As duplas eliminadas também participaram de uma votação: cada uma escolheu, dentre as duas finalistas, aquela que mais merecia vencer o reality. Após o anúncio dos campeões, Gilberto Gil e da banda Tono fizeram o show de encerramento.

                                                                                              

A Gincana Impacto Zero SWU é uma das iniciativas do movimento de conscientização em prol da sustentabilidade SWU (Starts With You – Começa Com Você). Criada para engajar o público universitário nas questões da sustentabilidade de forma prática e comunitária, a Gincana foi lançada em 22 de maio, no Fantástico, da TV Globo, com mais de 100 projetos de sustentabilidade inscritos por universidades públicas e privadas de todo o país, contemplando pelo menos um dos três aspectos da sustentabilidade (social, ambiental e econômico).

Do total de projetos inscritos, 20 foram selecionados por um júri técnico e classificados para a fase seguinte, com provas de coleta e triagem de lixo reciclável que ocorreram simultaneamente em 19 cidades, resultando no recolhimento de 139 toneladas de resíduos que foram integralmente doadas para as cooperativas e associações de catadores das regiões onde as ações aconteceram. As equipes universitárias de melhor desempenho na prova do lixo foram classificadas para fase final: o reality Impacto Zero SWU, do Multishow. “Não esperávamos encontrar tamanho engajamento dos jovens com o tema da sustentabilidade. Foi uma surpresa muito positiva e, para o ano que vem, esperamos ter um resultado ainda melhor”, diz Marcella Silveira, coordenadora da Gincana Impacto Zero SWU.

“Impacto Zero SWU” no Multishow – O reality show estreou no canal no dia 2 de agosto, às 18h30, e foi exibido todas as terças e quintas, apresentado por Didi Wagner. Foram dez episódios que acompanharam a disputa das 10 duplas. Em cada programa, as duplas percorreram as cidades de Alta Floresta (MT), Pirenópolis (GO), Piedade dos Gerais (MG), Teresópolis (RJ), Ubatuba (SP) e Paulínia (SP) para realizar provas relacionadas à sustentabilidade. Muitas vezes, elas aconteceram em parceria com projetos locais que já promoveram ações desse tipo nas cidades.

As instituições participantes e seus representantes foram: Tatiana Robertah e Wilton Lazarotto, da Fundação Universidade do Oeste de Santa Catarina (São Miguel D’Oeste, SC); Candido Almeida Neto e Evelyn Bastos, da Universidade Vale do Rio Verde – Fundação Comunitária Tricirdiana de Educação (Três Corações, MG); Ana Carolina e Lucas Smith, da Universidade Federal de Alfenas (Alfenas, MG); Isabela Marinho e Lucas Caldeirão, da FATEC — Faculdade Estudante Rafael Almeida Camarinha (Marília, SP); Beatriz Avallone e Taynah de Azevedo, da Universidade do Sagrado Coração (Bauru, SP); Yene Paz e Rodrigo Passos, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (Recife, Pernambuco); Rodrigo Duwe e Mayara Paiva, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (Curitiba, PR); Ligia Boueres e Clemente Cury, da Universidade de Brasília (DF); Camila de Cezar e Guilherme Poyares, da ESPM — Escola Superior de Propaganda e Marketing (São Paulo, SP); e Vinicius Dias e Camila Morango, da Fundação Educacional da Região de Joinville — FURJ/Univille (Joinville, SC).

Mais imagens do reality show Impacto Zero SWU: http://www.flickr.com/photos/65939105@N08/

Sobre o SWU

O SWU (Starts With You – Começa Com Você) é um movimento que convida a repensar atitudes, trazendo o debate sobre sustentabilidade para a esfera individual de ação – demonstrando como as nossas escolhas diárias podem contribuir para um mundo mais sustentável. Idealizado por Eduardo Fischer, presidente do Grupo Totalcom, o movimento teve início em junho 2010 com uma plataforma de ações de comunicação e engajamento que teve como seu primeiro grande marco de celebração o SWU Music and Arts Festival.

Anúncios
por Jornal de Caruaru

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s