Brasil em destaque no IPGH

Importante instituto americano será palco da apresentação da obra O Brasil através das três Américas

Desde abril deste ano, o historiador e empresário Beto Braga vem divulgando através do continente americano a aventura de três brasileiros que, em 1928, deram início ao projeto mais arrojado de suas vidas: abrir, mapear e projetar o caminho onde, no futuro, seria construída a Carretera Panamericana, uma importante estrada que liga as três Américas.

A bordo de dois Ford modelo T, o tenente do Exército, Leônidas Borges de Oliveira, o observador Francisco Lopes da Cruz e o mecânico Mário Fava enfrentaram inúmeras dificuldades até chegarem, dez anos mais tarde, à New York, nos Estados Unidos, destino final da expedição. No caminho, os intrépidos brasileiros encontraram com personalidades como o pioneiro da indústria automobilística, Henry Ford, o revolucionário nicaraguense, Agusto Cesar Sandino, os presidentes Frankling Delano Roosevelt e Getúlio Vargas e muitos outros.

Durante 10 anos, o autor reuniu informações, fotos e documentos, lançando no início deste ano o livro O Brasil através das três Américas (Ed Canal6 – 336 – www.canal6.com.br). Na divulgação da obra, Beto Braga vem percorrendo, juntamente com sua família, toda a Carretera Panamerica em uma Nova Expedição, apresentando a história dos aventureiros brasileiros a historiadores e autoridades de cada um dos países visitados.

Um convite de honra

Em sua passagem pelo México, o empresário brasileiro encontrou-se com o secretário geral do Instituto Panamericano de História e Geografia (IPGH) no país, o M.Sc. Santiago Borrero Mutis que, entusiasmado com as informações presentes na obra, propôs que o autor apresentasse a história aos membros da OEA, Organização dos Estados Americanos, durante a 43ª reunião do Conselho diretivo, a ser realizada entre os dias 16 a 18 deste mês, em Santo Domingo, na República Dominicana.

Participam da Organização dos Estados Americanos todos os 35 países independentes das três Américas e o órgão tem como principal objetivo manter a paz e a justiça no continente, além de consolidar a democracia nos Estados-membros, conquistar o desenvolvimento integral e a solução pacífica dos conflitos.

Sobre o IPGH

O Instituto Panamericano de Geografia e História foi criado em 1928 durante uma conferência internacional, realizada em Cuba. Em 1949, tornou-se a primeira agência das Américas especializada em cartografia, geografia, história e geofísica. Hoje, conta com reconhecimento internacional e sua principal missão é divulgar o conhecimento nas áreas de cartografia, geografia, história e geofísica. Renomados pesquisadores e cientistas políticos trabalham em prol da ampla divulgação da ciência.

Esta será a primeira vez que um brasileiro não-membro é convidado para participar desta nesta importante reunião, que conta com a presença de cientista políticos e pesquisadores de geofísica e ciências geográficas. Vinte e um países compõem o IPGH, além de mais quatro nações serem observadoras permanentes, entre elas, França e Espanha.

Anúncios
por Jornal de Caruaru

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s