Discussão sobre energia abre II Fórum Global de Sustentabilidade

Na abertura do evento, Neil Young, aniversariante do dia,cantou Feliz Aniversário acompanhado pelo Projeto Guri Foi com muita festa que o movimento SWU (Starts With You – Começa com você) abriu na manhã deste sábado o II Fórum Global de Sustentabilidade, parte da programação do SWU Music & Arts Festival, que vai de hoje até segunda-feira em Paulínia, interior de São Paulo. A surpresa ficou por conta da festa que recebeu o músico canadense Neil Young, que completou 66 anos hoje. Ele abriu o primeiro painel deste sábado, que teve como tema “Desafios, impactos e interesses de um planejamento energético”. A abertura oficial do fórum foi feita pelo publicitário Eduardo Fischer, idealizador do SWU, e pelo governador do Estado, Geraldo Alckmin.

Eduardo Fischer abriu oficialmente a segunda edição do fórum destacando que o amadurecimento do evento é evidente, principalmente por conta da relevância dos palestrantes que estão na programação e pela parceria inédita do SWU com o Pacto Global da ONU. “Essa é uma plataforma de comunicação que visa gerar consciência sobre sustentabilidade. Ela está sendo construída não por mim, mas por grandes nomes que trouxemos aqui. São pessoas que tomaram decisões importantes em prol de um mundo melhor”, disse Fischer.

A sessão de abertura também contou com a participação do governador do Estado, Geraldo Alckmin, que aproveitou o momento para anunciar que a partir de 25 de janeiro de 2012 o uso de sacolas plásticas será abolido dos supermercados do Estado de São Paulo. Ele falou ainda da importância do movimento SWU, que estimula a mudança de hábitos. Já o prefeito de Paulínia, José Pavan, reconheceu que o maior legado para a cidade será a consciência de mudança por um mundo melhor, e que apesar de Paulínia sediar a maior refinaria de petróleo do mundo, pode conciliar qualidade de vida e desenvolvimento sustentável. “A presença do SWU em Paulínia vem de encontro a todo esse propósito de conscientização que estamos trabalhando no município”, disse Pavan.

A abertura contou ainda com a apresentação da orquestra do Projeto Guri, que tem 51 mil alunos no Estado que recebem aulas de iniciação musical. Depois de executar peças especialmente para o evento, cantaram um Parabéns a você ao músico Neil Young. A surpresa foi quando o músico pediu para cantar Happy Birthday acompanhada pela orquestra e pediu que todos cantassem parabéns ao planeta Terra. “Antes de eu nascer o planeta já estava aqui e é para ele que vamos cantar”, disse.

Além de Neil Young, participaram do primeiro painel Matthias Stausberg, porta-voz do Pacto Global da ONU; David Cahen, chefe do Departamento de Energias Alternativas do Instituto Weizmann; e o economista brasileiro José Eli da Veiga, que compuseram o primeiro painel do dia.

Energia e Diversidade – O músico Neil Young abriu o painel de energia ao falar sobre o projeto do Lincoln Continental Mark IV, um automóvel da década de 50 movido a biodiesel, que ele transformou em um carro elétrico-híbrido, o Linc-Volt. “Eu sou uma pessoa mais velha, tenho péssimos hábitos. Não me ouçam. Não ouçam os seus pais. Ouça a você mesmo, ao seu coração. Você é parte do planeta e é sua responsabilidade tomar conta de você e de todas as pessoas que você ama”, disse. Para ele, é importante que toda pessoa perceba como as atividades cotidianas podem ser feitas de uma maneira mais responsável.

“Quando eu tinha a idade de vocês, eu não tinha consciência sobre o que estava acontecendo no mundo. Nós e o SWU estamos aqui justamente para despertá-los sobre a importância dessas questões”, afirmou o músico. Ele explicou ainda que, ao viajar pelas estradas do Brasil, avistou apenas cinco pássaros e isso fez com que ele pensasse sobre onde eles estavam e qual a razão de terem desaparecido. Para Neil Young, é importante se questionar e pensar a sustentabilidade, para que haja uma mudança de comportamento, principalmente entre os jovens.

Neste ano, o Fórum Global de Sustentabilidade SWU é parceiro do Pacto Global da ONU, a maior iniciativa de responsabilidade corporativa, com mais de 6 mil empresas participantes em mais de 130 países. Matthias Stausberg, porta-voz do Pacto Global da ONU, falou no SWU sobre o desenvolvimento de uma responsabilidade ambiental e social nos negócios. “Sempre me pergunto: o que nós podemos fazer para mudar? A melhor resposta é tentar ser exatamente a mudança que você deseja ver nos outros”, disse Matthias. Alguns dos princípios norteadores para a responsabilidade corporativa nas empresas é a preocupação com o meio ambiente, direitos humanos, leis trabalhistas e corrupção. “A responsabilidade corporativa prevê que as empresas conciliem as suas necessidades sem comprometer o futuro das próximas gerações”.

David Cahen, chefe do departamento de energias alternativas do Instituto Weizmann de Israel, fez uma apresentação sobre a situação energética em todo o mundo, destacando, principalmente, os países e regiões do mundo mais dependentes do petróleo, do óleo e do gás como fontes de energia. Os combustíveis fósseis somam mais de 80% de toda a energia consumida no mundo. A defesa do aproveitamento de energia solar é tema de pesquisa do cientista.

Já o economista José Eli da Veiga, um dos primeiros estudiosos brasileiros a falar do tema da sustentabilidade no país alertou para o fato de que, além de ser muito importante a discussão sobre a sustentabilidade, é essencial frisar que o tema requer urgência. “Segundo estimativa da Agência Internacional de Energia, até 2035, as emissões de carbono vão aumentar 20%, o que significaria um aumento de 3,5 graus na temperatura global. Não podemos mais esperar”, disse José Eli.

Programação do II Fórum Global de Sustentabilidade SWU

Dia 12 / tarde
Painel 2: Inclusão e bem estar social para além de fronteiras culturais e econômicas
– Direitos humanos e diversidade cultural: como solucionar os conflitos?
– Educação e conhecimento como bases do bem estar social
– Multiplicidade cultural: como alcançar a inclusão de todos?

Rigoberta Menchú
Laís Bodansky
Gilberto Dimenstein
Oskar Metsavaht

Dia 13 / manhã
Painel 3: Oportunidades e limites do modelo de desenvolvimento sustentável
– Mudanças climáticas: soluções para um desafio global
– Os novos valores de um mundo em crise
-Tecnologia e inovação na busca por um novo padrão de desenvolvimento

Marina Silva
Mário Mantovani
Dra. Vera Camara
Karla Parra
Jason Salfi
Carla Mayumi

Dia 13 / tarde
Painel 4: Desenvolvendo novas responsabilidades: iniciativas transformadoras
– A importância de ferramentas coletivas em atitudes de paz
– Responsabilidade compartilhada pelo meio ambiente e cidadania
– Internacionalização: até que ponto o meu bem estar impacta a qualidade de vida do outro?

Daryl Hannah
Manoel Cunha
Virgílio Viana
M. K. Asante
The Voice Project
Cristian Del Campo

Dia 14 / manhã
Painel 5: Água – Segurança hídrica: conflitos, gestão e compromissos
– Pegada da água como nova ferramenta de gestão de recursos hídricos
– Busca pela sobrevivência: água potável em escassez global
– Guerra fria do século XXI: recusros naturais na mira de conflitos mundiais

David De Rothschild
Celine Cousteau
Fabio Feldman
Jon Rose
Milena Boniolo

Dia 14 / tarde
Painel 6: Mobilização em tempos de crise
– A importância da atuação participativa no cenário mundial
– Nova era de negócios: o empreendedorismo mobilizador
– Desenvolver novas estratégias para promover interesses mútuos

Bob Geldof
SolarAid
Julia Craik
Marcelo Furtado

Sobre o SWU
O SWU (Starts With You – Começa Com Você) é um movimento que convida a repensar atitudes, trazendo o debate sobre sustentabilidade para a esfera individual de ação – demonstrando como as nossas escolhas diárias podem contribuir para um mundo mais sustentável. Idealizado por Eduardo Fischer, presidente do Grupo Totalcom, o movimento teve início em junho 2010 com uma plataforma de ações de comunicação e engajamento que teve como seu primeiro grande marco de celebração o SWU Music and Arts Festival.

Anúncios
por Jornal de Caruaru

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s