ECOMUSEU DE MARANGUAPE PROMOVE EDUCAÇÃO INTEGRAL E DESENVOLVIMENTO DA COMUNIDADE

      Uma Biblioteca Itinerante, que circula entre as modestas casas de crianças e adolescentes do distrito rural de Cachoeira, em Maranguape (CE).

Esta é apenas uma das múltiplas atividades voltadas para a educação integral e desenvolvimento local, ligadas ao Projeto “Ecomuseu de Maranguape: natureza, território e sua cultura na educação integral da comunidade local”. É um dos quatro desenvolvidos no Ceará, como parte do Segundo Ciclo do Programa pela Educação Integral, do Fundo Juntos pela Educação.

Desde 2006, quando reconhecido oficialmente por lei municipal, o Ecomuseu promove ações para a proteção do meio ambiente, desenvolvimento local e promoção da educação patrimonial no Distrito de Cachoeira. O Ecomuseu é fruto da Agenda 21 Local, de 2003, que apontou as prioridades da comunidade, e funciona em casarão histórico situado em área destinada na década de 1970 para um conjunto de agricultores, beneficiados por projeto fundiário do governo federal.

Oficinas de informática, pesquisa sobre o semi-árido, várias atividades em arte e cultura e educação patrimonial também são oferecidas pelo Projeto Ecomuseu, fruto da parceria entre a Fundação do Trabalho Educacional com Recursos Renováveis e Arte – Terra, Escola Municipal  “José de Moura” e Centro Comunitário e Conselho Escolar da EM “José de Moura”.

O Programa pela Educação Integral visa a formação de redes locais de ensino e aprendizagem, constituídas por escolas públicas, organizações sociais, Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) e outros ativos comunitários. O propósito dessas redes é oferecer educação integral para crianças e adolescentes de territórios considerados de vulnerabilidade social.

Educação integral significando o desenvolvimento do ser humano em todas as suas dimensões, o que apenas é possível com uma perspectiva intersetorial, com vários parceiros atuando em rede. O Programa pela Educação Integral é uma iniciativa do Fundo Juntos pela Educação, constituído em 2004 pelo Instituto Arcor Brasil, Instituto C&A e Vitae.

Os outros três projetos do Segundo Ciclo do Programa pela Educação Integral em curso na Região Metropolitana de Fortaleza são “Nossas Histórias” em Fortaleza, “Caldeirão das Artes”  e “Hora do Jogo” em Horizonte. Outros três projetos são apoiados pelo Fundo Juntos pela Educação na Região Metropolitana de Recife (PE).

Foto crédito Adriano Rosa/Fundo Juntos pela Educação

Sobre o Instituto C&A

O Instituto C&A, criado em 1991, concebe, planeja, gerencia e executa a política de investimento social da empresa C&A. Sua missão é promover a educação de crianças e adolescentes das comunidades onde a C&A atua, por meio de alianças e do fortalecimento de organizações sociais. Atualmente, o trabalho do Instituto C&A abrange organizações sociais que atuam em 84 cidades.

O Instituto C&A organiza suas atividades e programas em torno de três áreas: Educação, Arte e Cultura; Desenvolvimento Institucional e Comunitário; e Mobilização Social. Os programas desenvolvidos são Prazer em Ler, Educação Integral, Educação Infantil, Redes e Alianças, Desenvolvimento Institucional e Voluntariado.
Máquina da Notícia – Instituto C&A
Rení Tognoni – reni.tognoni@maquina.inf.br(11) 3147-7912
Cristiane Freitas – cristiane.freitas@maquina.inf.br(11) 3147-7443
Paloma Costoya – paloma.costoya@grupomaquina.com(11) 3147-7406

Sobre o Instituto Arcor Brasil

O Instituto Arcor Brasil foi criado em 2004, com o propósito central de criar, valorizar e fortalecer oportunidades educativas igualitárias para crianças e adolescentes, preferencialmente nas comunidades onde a Arcor do Brasil atua. Já são mais de 270 projetos apoiados pelo Instituto nesses sete anos pela Educação. Programa Minha Escola Cresce e Projeto Vida, Luz e Som são algumas das iniciativas próprias. Amigos do Mar, Programa Na Mão Certa, Fundo Juntos pela Educação e Equidade para Infância são ações em parceria com outras organizações.

Anúncios
por Jornal de Caruaru

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s