FUNDAÇÕES E INSTITUTOS DEBATEM NOVA GERAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS PELA SUPERAÇÃO DA POBREZA NA AMÉRICA LATINA

https://i2.wp.com/www.viamaxi.com.br/wp-content/uploads/2011/08/Emergentes.jpg 

       Uma nova geração de políticas públicas, para que sejam duradouros e ampliados os resultados positivos na redução da pobreza na América Latina. Este será um dos assuntos em debate, nos dias 29 de fevereiro e 1º de março de 2012, no IV Fórum Internacional da RedEAmérica, que será realizado em Campinas (SP). O evento terá como foco a atuação do investimento social privado em medidas e políticas para reduzir a pobreza na América Latina. A reunião em Campinas marcará os dez anos de atuação da RedEAmérica, uma aliança de fundações e institutos empresariais com 70 membros em 11 países do continente. No dia 2 de março será realizada a Assembleia Anual da RedEAmérica, que tem, entre outros parceiros estratégicos, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Fundação Interamericana (IAF).

O IV Fórum Internacional em Campinas tem como pano de fundo a queda substancial do número de pobres na América Latina. Entretanto, segundo as Nações Unidas, a América Latina ainda é a região com maior desigualdade no mundo. Em 2011, 174 milhões ainda estavam na condição de pobreza no continente. Neste cenário, o IV Fórum Internacional e a Assembleia representarão uma oportunidade potencializada pelo fato de os eventos serem realizados no Brasil, país que mais contribuiu em termos absolutos para a redução do contingente da pobreza na América Latina nos últimos 20 anos.

O Fórum, de modo especial, terá nesse sentido o papel de promover o conhecimento de experiências significativas que vêm sendo realizadas na região, além de motivar o setor privado a encontrar respostas e participar da busca de soluções verdadeiras para romper as armadilhas e o ciclo da pobreza e da desigualdade.

Serão debatidas várias questões. Entre elas, a reflexão sobre como o enfoque do Desenvolvimento de Base pode ser incorporado à nova geração de políticas públicas contra a pobreza, como um caminho para que não ocorram retrocessos nas conquistas alcançadas. Será igualmente discutido o papel do investimento social privado na nova geração de políticas públicas, como complemento da ação governamental. Quais são as oportunidades e os desafios para a atuação do investimento social privado na superação sustentada da pobreza na América Latina? Esta será uma das indagações presentes no IV Fórum Internacional, que terá a participação de especialistas e representantes das fundações e institutos que integram a RedEAmérica. O encontro acontecerá no Royal Palm Plaza Resort Campinas. As inscrições para o Fórum já estão abertas para associados da RedEAmérica e demais interessados.

RedEAmérica: dez anos contra a pobreza e a desigualdade

         A RedEAmérica é uma articulação hemisférica que reúne 70 fundações, institutos e empresas em 11 países da América Latina, que executam investimento social privado com enfoque no desenvolvimento de base para diminuir a pobreza e a desigualdade no continente. A sua visão é tornar-se uma referência continental em investimento social privado e desenvolvimento de base, no marco da responsabilidade social empresarial.

As suas cinco linhas estratégicas de atuação são: 1. Aprendizagem e geração de capacidades; 2. Alianças e trabalho em rede; 3. Recursos e oportunidades; 4. Incidência; 5. Comunicação, promoção e relações públicas.

Os membros da RedEAmérica têm acesso a diversas oportunidades e possibilidades, tais como: Marco conceitual e uma série de ferramentas construídas de forma participativa para melhorar as práticas e impactos de suas ações em desenvolvimento de base; Formação sistemática e de qualidade para equipes técnicas e diretivas; Acesso a recursos de co-financiamento para empreender iniciativas colaborativas em nível local, nacional e continental; Acesso a uma ampla e privilegiada base de contatos e vínculos com fundações e empresas que atuam de forma semelhante e atuam no mesmo campo do investimento social privado; etc.

http://www.redeamerica.org

Maiores informações e inscrições:

http://www.forumredeamerica2012.com.br/

Anúncios
por Jornal de Caruaru

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s